O cavalo Puro Sangue Lusitano
A raça “ Puro Sangue Lusitano, mais conhecido por Cavalo Lusitano tem a sua origem nos cavalos primitivos da Península Ibérica, tendo recebido também alguma influência de sangue árabe e de cavalos do Norte de África. Ao longo dos séculos sofreu uma selecção para caça, combate, toureio, arte equestre e tiro leve, dependendo da região onde foi criado e a utilização a que foi submetido. É ainda o mais antigo cavalo de sela do mundo.
Reconhecido por Gregos e Romanos durante a antiguidade como o melhor cavalo de combate e de sela do mundo. Figurou também como o cavalo de lazer preferido das casa reais europeias durante toda a idade média, exercendo enorme influência na formação do Puro Sangue Inglês.
A raça de cavalo Lusitano foi oficializada com a criação do Stud Book do PSL em 1967. As características do Puro Sangue Lusitano são definidas muito mais pelas suas aptidões funcionais. Daí vêm a agilidade e flexibilidade seleccionadas pelo toureio a cavalo e pela guerra ou guerrilha, a inteligência, poder de reunião e maleabilidade pela arte equestre, e a empatia e companheirismo seleccionados por mais de cinco mil anos de equitação.
Bernardo da Costa (Mesquitella)